Balera Advogados
  Newsletter
Governo sanciona lei que altera a tributação de operações de hedge

Na última quarta-feira, o Governo sancionou a Lei 14.031/20, que alterou a tributação sobre a variação cambial de investimentos feitos por instituições financeiras no exterior.

Determina a nova lei que, a partir de 2021, investimentos feitos por bancos pelo hedge, uma estratégia utilizada por instituições financeiras para a proteção de um investimento, serão tributados pelo lucro real e incluídas na base de cálculo da CSLL e do IRPJ. A norma será aplicada também para sucursais das instituições financeiras no exterior.

Segundo afirmou Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, na exposição de motivos da lei, as normas servem para reduzir “distorções tributárias” no mercado.

“Essa assimetria de tratamento tributário produz diversos efeitos indesejados, com aumento dos custos de transação e impacto na arrecadação tributária, e esses efeitos se acentuam em momentos de maior volatilidade no mercado cambial, como no cenário atual”, explicou Campos Neto. Ressaltou, ainda, que o texto da lei elimina a necessidade de novas formas de proteção aos investimentos no exterior, e possibilita o aproveitamento de créditos sobre as operações de hedge, caso seja detectada a falência ou liquidação extrajudicial da instituição financeira.

“A urgência e a relevância da medida são incontestes, visto que o mercado de câmbio se encontra em estado de elevada volatilidade por conta dos efeitos do novo Coronavírus (Covid-19)”, concluiu Campos Neto.